sábado, 7 de janeiro de 2012

Hoje, você é " Chef por 1 dia"


CAESAR SALAD
A pedidos, vou ensinar uma receita light para o final de semana.
Criada pelo Chef italiano Caesar Cardini, em Tijuana, no México, a crocante e saborosa Caesar Salad não demorou muito para conquistar o gosto dos Americanos e do resto do mundo. A salada é feita à base de alface-romana e um incrível molho composto de azeite, suco de limão, alho, mostarda dijon, pimenta, queijo ralado, anchovas e gemas de ovos. Finalizada com uma boa quantidade de croûtons.
O que são croûtons? (do Francês croûte, "crosta")
É um pequeno pedaço de pão, frito ou assado com óleo, azeite ou manteiga, utilizado para acompanhar saladas ou sopas.

OBS: Você poderá encontrar algumas variações com ovos cozidos, bacon, frango grelhado, pepino, tomate cereja e até mesmo azeitonas.
Atenção dobrada: O uso de gemas cruas exige que os ovos sejam extremamente frescos, de boa procedência e que estejam bem refrigerados.

Vamos a receita.

INGREDIENTES:  ( 6 porções)

1 alface-romana grande
3 dentes de alho
6 filés de anchova
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
Pimenta do Reino QB (Quanto basta)
Suco de 1 limão
3/4 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
1 gema
125 g de queijo Parmesão ralado na hora

Para os croûtons:

5 Pães de forma
Azeite de oliva extravirgem
Sal e Pimenta do Reino QB (Quanto basta)

Modo de Preparo:

Croûtons

Corte o pão em cubos. Coloque um pouco de azeite em uma forma e adicione todo o pão cortado. Coloque mais um pouco de azeite por cima e misture bem (use suas mãos, limpas ok). Coloque sal e pimenta a gosto. Pré aqueça o forno 180 graus.
Leve ao forno por aproximadamente 8 a 10 minutos dependendo do seu forno. Retire quando estiverem todos dourados. Reserve.

Salada

Lave bem as folhas da alface. Retire os talos duros e rasgue as folhas em pedaços grandes. Reserve.
Descasque e passe o alho em um ralador. Escorras os filés de anchova, coloque em uma tigela grande e esmague-os com um garfo. Adicione o alho, a mostarda e a pimenta. Misture bem com o auxílio de um fouet (Tradicional batedor de arames).
Vá adicionando o azeite aos poucos, sem parar de bater, até que o molho engrosse ligeiramente. Quebre o ovo, separe a gema e incorpore-a sem parar de bater.
Junte a alface ao molho e mexa bem até que o molho incorpore bem as folhas da salada. Misture tudo muito bem. Prove e corrija os temperos (tenha cuidado com o sal e a pimenta).
Para finalizar, adicione dos croûtons e o queijo ralado por cima.

Bom Apetite!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário