quinta-feira, 3 de maio de 2012

Hoje, você é "Chef por 1 dia"


Gastronomia Molecular

A Gastronomia molecular é a nova moda na culinária, ciência dedicada ao estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária.
Uma espécie de "grande conselho" da cozinha mundial, formado por 560 cozinheiros e críticos culinários, assegurou em Londres que a nova moda no mundo é a chamada "cozinha molecular", proclamando os melhores restaurantes do planeta em que a prática pode ser encontrada.
A cozinha molecular é uma prática em que se combinam ingredientes cuja composição molecular é compatível, mas não se sabe se, para determinar essa compatibilidade, é preciso instalar nas cozinhas um microscópio eletrônico, mas se isto acontecer também não causaria estranheza.
Estuda os mecanismos envolvidos nas transformações dos ingredientes no cozimento e investiga os aspectos sociais, artísticos e técnicos da culinária e gastronomia (de um ponto de vista científico).
A expressão "gastronomia molecular" foi criada em 1988, pelo físico húngaro Nicholas Kurti, da Universidade de Oxford, e pelo químico francês Hervé This.
Em minha opinião, um “ícone” na Gastronomia Molecular se chama CÁSSIO PRADOS.
Gastrólogo, professor, chef e consultor, Cássio ministra aulas no SENAC SP, Espaço Royal Prestige Gourmet e no Atelier gourmet.
Mais informações sobre o Chef Cássio Caio Prados e Gastronomia molecular, no site http://www.cacaugourmetbrasil.com.br/  .
                                                       “Decidi estudar a cozinha molecular pelo desafio e criatividade. Adoro quebrar paradigmas e a cozinha molecular proporciona isso”  Cássio P.


Segue abaixo algumas fotos de pratos elaborados com essa técnica espetacular e inovadora.
 

Spaghetti de frutas




Sous Vide de Pato com ar de tucupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário