segunda-feira, 31 de março de 2014

Hoje, você é "Chef por 1 dia"


Bife a Milanesa



Hoje, irei ensinar como preparar o famoso bife a milanesa.
Bife à milanesa, ou simplesmente “milanesa”, é um panado originário da culinária da Itália, que se tornou popular na maioria dos países da America Latina, feito com bifes tradicionalmente de vitela temperados e fritos em óleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de rosca.
A denominação usada na Itália e também noutros países (incluindo a França, a Alemanha e a Rússia) é “cotoletta alla milanese” e originalmente era feita com o próprio osso da costeleta e frita em manteiga, em vez de óleo.
Em Portugal, os bifes panados, também chamados simplesmente “panados” ou “panadinhos”, podem ser feitos com carne de vaca, normalmente em fatias pequenas e finas, como para pregos de porco, na forma de bifanas de peru ou de frango. O tempero pode ser apenas sal e pimenta, mas muitas vezes os bifinhos são regados com sumo de limão, aromatizados com alho picado ou em pó, e tipicamente passados por ovo e pão ralado antes de serem fritos, mas também podem ser passados por farinha; podem igualmente misturar-se alguns condimentos na farinha ou pão ralado, como salsa, podendo mesmo comprar-se pão ralado já temperado.
Então, vamos a receita.
Acompanhe também no instagram ig: ivan_melo



Ingredientes para o bife a milanesa

2 bifes finos (usei contrafilé sem a gordura)
1 ovo misturado com duas colheres de água
Farinha de trigo QB (quanto basta)
Farinha de rosca QB (quanto basta)
Pimenta do reino QB (quanto basta)
Sal QB (quanto basta)
Óleo para fritar QB (quanto basta)

Modo de fazer:

Separe três travessas ou pratos fundos e coloque a farinha de trigo em um, o ovo batido com uma pitada de sal e duas colheres de sopa de água em outro, e a farinha de rosca ou panko no terceiro.
Sobre uma tábua de cozinha, bata os bifes com um martelo para carne até ficarem fininhos.
Tempere os bifes com sal e pimenta do reino e vamos empaná-los.
Um por vez, passe os bifes na farinha de trigo, balance um pouquinho para retirar o excesso, depois na mistura de ovo suspenda e deixe escorrer uns segundos, e por fim na farinha de rosca.
Aqueça uma panela com cerca de um dedo e meio de óleo.
Fique de olho na temperatura, não deve esquentar a ponto de sair fumaça! Para testar o momento certo, coloque um pedacinho de pão: ele deverá dourar sem muita demora (dourar e não queimar!).
Temperatura ajustada, frite os bifes virando-os quando dourarem o lado de baixo.
Quando a cor estiver uniforme, retire da panela escorrendo bem a gordura e Coloque-os sobre papel toalha para ela absorver o máximo possível de óleo.
Sirva com limão cortado em quatro.

Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário