segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hoje, você é "Chef Por 1 Dia" (Creme Brulée)

[NIVEL MÉDIO] Hoje, vamos aprender uma receita super famosa, o Creme Brulle. [CURIOSIDADE] Crème brûlée (francês para "creme queimado") ou leite-creme, é uma sobremesa feita com creme de leite, ovos, açucar e baunilha, com uma crosta de açucar queimado por um maçarico, deitando fogo a uma bebida alcoólica que se deita sobre o creme, ou com um ferro próprio. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores ou outros saborizantes. Brulée (pronuncia-se Brulê) é um termo usado para referir-se à pessoas com alto poder aquisitivo que possuem atitudes de menosprezo, sendo esnobes nos seus comentários e hábitos. A expressão foi originada da palavra francesa "Crème Brulée" por ser uma sobremesa notoriamente elitizada. Vamos a receita, anota ai.

Para 6 porções.
Ingredientes
  • 900ml de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha (se não tiver algumas gotas de essência de baunilha)
  • 1 xícara de açúcar
  • 10 gemas
  • 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo:
  1. Coloque o creme de leite em uma panela. Abra a fava de baunilha no sentimento do comprimento e raspe as sementes com uma faca sobre o creme. Junte também as cascas, metade do açúcar e leve ao fogo para ferver.
  2. Coloque as gemas em uma tigela grande, acrescente o restante do açúcar e bata até obter um creme amarelo e levemente espumante. Tire da panela o creme de leite e acrescente à gemada vagarosamente batendo sempre para não deixar talhar. Elimine a fava de baunilha.
  3. Preaqueça o forno a 150º. Arrume em uma assadeira 6 tigelas e divida o creme entre elas. Cubra a assadeira com água até metade das tigelas e asse em banho maria por cerca de 45 minutos ou até a superfície firmar, mas ainda deve estar mole o bastante para se movimentar. Tire do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Você pode guardar o creme na geladeira de véspera se quiser.
  4. Para servir, polvilhe o açúcar mascavo sobre a superfície de cada tigelinha. Passe a chama do maçarico por cima (sim, você vai precisar de um para esta receita), para caramelizar o açúcar. Espere alguns instantes e sirva!
  5. Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário