segunda-feira, 4 de abril de 2016

Hoje, você é chef por 1 dia! ( BIFE WELLINGTON )


[NÍVEL DIFICIL] O Bife Wellington é uma receita típica inglesa, que é feito com o filé mignon assado envolto com presunto e  Duxelles que é massa folhada. A suposta origem do bife feito dessa maneira foi em homenagem ao duque de Wellington (o famoso duque de ferro!), que derrotou Napoleão Bonaparte na batalha de Waterloo, lá em meados de 1815.
Consta que o famoso bife realmente derive do Filet de Boeuf en Croûte dos franceses. E que um cozinheiro inglês, imbuído de sentimento patriótico, teria trocado o nome na época das guerras napoleônicas. Depois dessas curiosidades, vamos a receita. Anota ai

Ingredientes:

Uma peça de filé mignon entre 500 a 800 gramas no máximo;
300 gramas de presunto  de Parma fatiado;
300 gramas de cogumelos Paris, fresco;
1 rolo de massa folhada grande;
1 gema;
Mostarda Dijon;
pimenta do reino;
1 cebola pequena picadinha;
1 dente de alho picado;
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Comece temperando a carne com sal e pimenta do reino. Em frigideira grande, aqueça um pouco de azeite e manteiga e sele a carne por todos os lados.Depois pincele com mostarda Dijon e reserve.
É muito importante que a carne esteja bem selada e douradinha para que ela não solte muito liquido e molhe demais a massa enquanto estiver no forno. Coloque a carne para esfriar um pouco e leve à geladeira.
Em um processador, bata os cogumelos até eles ficarem granulados, não bata demais, o correto é ficar granulado. Refogue na frigideira a cebola e o alho, acrescente os cogumelos batidos refogando até secar.
Uma dica: Usar junto aos cogumelos em torno de 50 gramas de nozes, para ajudar a conter o líquido do cogumelo e assim quando usado na carne ele vai vedar a passagem de água entre a carne e a massa folhada que não deve ficar empapada.
Depois de refogar os cogumelos, espere esfriar para montar. Depois de frio, tudo frio, comece a montagem. Em uma mesa ou bancada separe um pedaço de filme plástico, faça uma cama com o presunto trançando os pedados entre eles. Cubra com o refogado de cogumelos espalhando bem. Por fim, coloque a carne no centro e vá enrolando com a ajuda do plástico até ficar bem apertadinho. Enrole bem as pontas e leve à geladeira por 15 minutos.
“Dica: Pincele uma camada bem fina de mostarda Dijon, por toda a superfície da carne antes de enrolar.”
Retire a pele da gema, bata e reserve. Em seguida separe um pedaço grande de massa folheada na bancada, tire o filé do filme plástico (ele tem que estar frio!) e coloque no centro da massa. Pincele a gema nas laterais da massa e enrole na carne. Tire os excesso de massa das bordas se necessário. Pincele também a gema por cima e nas laterais da massa folhada depois do bife enrolado.
Em um forno pré-aquecido a 200°, coloque o bife para assar por 30 minutos. Gire a forma quando estiver em 15 minutos para que o bife tenha um cozimento mais uniforme.
Quando a massa estiver douradinha, retire do forno e deixe descarar entre 8 -10 minutos antes de servir para que ela não fique sangrenta.

Bom apetite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário